É um fenómeno de sucesso em todo o mundo e, no ano passado, além de conquistar as audiências dos espectadores televisivos, também foi a série mais pirateada na Internet. A quinta temporada estreou este domingo nos Estados Unidos e na Internet não se fala de outra coisa: «A Guerra dos Tronos» (Game of Thrones) está de volta com novos episódios que prometem agarrar os fãs das aventuras de Westeros.

Apesar de só ter estreado este domingo nos EUA, no sábado quatro episódios da produção da HBO surgiram online, num fenómeno que entre os cibernautas é conhecido como leak. A notícia do leak de «Game of Thrones» deixou as redes sociais em alvoroço.

O incidente terá tido origem em DVD's enviados à imprensa antes da estreia do primeiro episódio. A HBO não gostou do que aconteceu e já está a investigar o caso.

«Infelizmente, parece que os episódios da aguardada temporada de 'Game of Thrones' foram colocados online por um pequeno grupo aprovado pela HBO que recebeu o material antecipadamente. Estamos a investigar o caso», informou o canal em comunicado.


Indiferentes à polémica estão os fãs que se apressaram a descarregar os episódios, entupindo os sites de torrents. Em Portugal, a proibição do acesso ao Pirate Bay até poderá ter dificultado o processo para alguns, mas, a julgar pelas redes sociais, de uma maneira ou de outra, os episódios chegaram aos fãs portugueses.   

Todos parecem querer ver as novas peripécias adaptadas a partir dos livros de George R. R. Martin com a maior brevidade possível. A razão para todo este frenesim? Não há uma, há várias.





Desde logo porque as aventuras de Daenerys Targaryen, dos irmãos Stark ou do clã Lannister misturam uma série de ingredientes que resulta numa combinação explosiva dentro do género do fantástico: há guerras e lutas pelo poder, há magia, dragões e poções fatais, criaturas misteriosas, e tudo isto junto num cenário épico arrebatador.

E depois há mortes, muitas mortes. Um dos episódio já transmitidos, e se ainda está a começar a série agora sugerimos que prossiga a leitura para o próximo parágrafo, o «Red Wedding» (Casamento Vermelho) é um bom exemplo disso. Esta foi uma das passagens da série mais faladas de sempre nas redes sociais. Numa cena, morrem várias personagens principais, o que deixou os espectadores com as emoções à flor da pele. Comentários, imagens e até vídeos com as reações dos fãs inundaram as redes sociais no dia seguinte à exibição do episódio. Ainda hoje, o momento permanece na memória.
 
Redes sociais que são outro dos motivos para a urgência em ver o mais depressa possível. Seja no Facebook, no Twitter, no Tumblr ou noutra qualquer plataforma, imagens e comentários sobre os episódios tomam de assalto todos os feeds imediatamente a seguir à transmissão ou leak dos mesmo. São os spoilers, que nenhum fã gosta de encontrar.

A nova temporada estreia esta segunda-feira em Portugal. As temperaturas até podem ser de primavera, mas tenha atenção porque «o inverno está mesmo a chegar».