A rede americana Fox confirmou o regresso de «Ficheiros Secretos» ao pequeno ecrã. Em declarações ao The Wrap, um site especializado em informação de Hollywood, a rede desvendou ainda que a nova temporada terá o formato de minissérie com seis episódios.

David Duchovny, que estamos habituados a ver na pele de Hank Moody em Californication, e Gillian Anderson também têm regresso confirmado. Os atores dão vida aos agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully, personagens principais de «Ficheiros Secretos».

O criador da série, Chris Carter, referiu em comunicado que encara o regresso como o regresso de um «intervalo para anúncios que durou 13 anos». O argumentista considera esta é a altura perfeita para o regresso da série «porque o mundo se tornou ainda mais estranho».

A história de «Ficheiros Secretos» centra-se nas investigações de Mulder e Scully, dois agentes do FBI que têm a tarefa de investigar casos inexplicáveis, cujas únicas explicações estão relacionadas com o paranormal. Para os responsáveis da Fox não existem dúvidas, «a série original foi um fenómeno mundial e ajudou a redefinir a cultura pop nos anos 90».

Ao longo das nove temporadas, «Ficheiros Secretos» ganhou 76 prémios, de um total de 175 nomeações, entre os quais16 Emmys e 5 Globos de Ouro. O estreia ainda não tem data marcada.