As idas ao cinema em julho aumentaram 48,4%, comparando com o mesmo mês de 2014, somando mais de 1,4 milhões de espectadores, segundo dados estatísticos do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

A receita bruta de bilheteira no mês passado cresceu 41,6%, em relação a julho de 2014, subindo de 4,9 milhões de euros para 7,2 milhões de euros.

No total, este ano, as salas de cinema registaram oito milhões de espectadores e 7,2 milhões de euros de receita, o que significa um aumento de mais de 20% se se comparar com o mesmo período de 2014 (de janeiro a julho).

Com exceção de janeiro, todos os meses deste ano registaram aumento de espectadores e receitas face ao mesmo período de 2014, por conta dos resultados de bilheteira de filmes como "Velocidade furiosa 7", "As 50 sombras de Grey" e "Divertida-mente", os mais vistos.

Como estreou no final de julho, a comédia "O pátio das cantigas", de Leonel Vieira, ainda entra na estatística anterior a agosto, colocando-o como o filme português mais visto este ano.