O filme francês «A Gaiola Dourada», de Ruben Alves, e «7 Pecados Rurais», de Nicolau Breyner, entre os filmes portugueses, foram os mais vistos nas salas de cinema nacionais, em 2013, escreve a agência Lusa.

De acordo com dados estatísticos do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), a comédia «7 Pecados Rurais» foi o filme de produção portuguesa mais visto em 2013, com 289.147 espectadores e cerca de 1,4 milhões de euros de receita bruta de bilheteira.

O filme, que transpõe para cinema duas personagens populares criadas num programa televisivo, protagonizadas pelos humoristas João Paulo Rodrigues e Pedro Alves, surge à frente de produções como «Comboio Noturno Para Lisboa», de Bille August, com co-produção portuguesa minoritária (58.628 espectadores), e «RPG», de Tino Navarro e David Rebordão (22.855 espectadores).



Entre os filmes de produção estrangeira, o francês «A Gaiola Dourada», do lusodescendente Ruben Alves, foi o que somou mais espectadores em Portugal, com 754.195 bilhetes vendidos e 3,8 milhões de euros de receitas.

Com Rita Blanco e Joaquim de Almeida nos principais papéis, o filme é um retrato da emigração portuguesa em França, a partir da história de uma porteira e de um empreiteiro a viverem há várias décadas em Paris.



«A Gaiola Dourada» somou mais espetadores do que «Velocidade Furiosa 6» (426.740 espetadores) e do que a animação «Frozen - O Reino do Gelo» (409.725 espetadores), o segundo e terceiro filmes mais vistos de 2013, respetivamente.

Sobre 2013, as estatísticas mais recentes do ICA ainda não contabilizam o mês de dezembro, mas, no resto do ano - de janeiro a novembro -, registou-se uma perda total de nove milhões de euros de receita de bilheteira e de cerca de 1,4 milhões de espetadores, comparando com o mesmo período de 2012.