George Clooney e Sandra Bullock foram as primeiras estrelas a brilhar no 70º Festival de Cinema de Veneza. A dupla de atores protagoniza «Gravidade», o filme que abriu oficialmente o certame italiano na noite de quarta-feira.

Realizado por Alfonso Cuarón, «Gravidade» acompanha dois astronautas que ficam à deriva no espaço depois de um acidente que destrói o seu vaivém espacial.

Foi o regresso do cineasta mexicano ao festival que premiou duplamente o seu filme «E a Tua Mãe Também», em 2001, com os galardões para Melhor Argumento (Alfonso e Carlos Cuarón) e Melhores Jovens Atores (Gael García Bernal e Diego Luna).

Na conferência de imprensa horas antes da estreia mundial da película, Cuarón explicou que «Gravidade» pretende ser uma «metáfora para as adversidades» da vida real e que os espectadores vão poder «sentir uma ligação com as personagens baseando-se nas suas próprias experiências».

O filme tem estreia marcada em Portugal para 24 de outubro.

Esta quinta-feira, no segundo dia do festival, Veneza receberá as exibições de películas fora da competição oficial, como «Tracks», do norte-americano John Curran, «Via Castellana Bandiera», da italiana Emma Dante, e «Die andere Heimat - Chronik einer Sehnsucht», do alemão Edgar Reitz.

Durante a tarde será também atribuído o Leão de Ouro como prémio pela carreira de William Friedkin, realizador de «O Exorcista» (1973) e «Os Incorruptíveis Contra a Droga» (1971).