A 5ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), que vai decorrer em Lisboa em abril do próximo ano, vai homenagear a Sétima Arte feita em Cabo Verde, escreve a agência Lusa.

Num comunicado, Catarina Coelho, da assessoria de imprensa do FESTin, indicou que as inscrições para a próxima edição já estão abertas, prolongando-se até 30 de novembro próximo. Todas as informações estão disponíveis em festin-festival.com.

Para o festival, que decorrerá de 2 a 9 de abril no Cinema São Jorge, em Lisboa, podem inscrever-se cineastas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste, cujos filmes devem ser em português.

As películas, lê-se no documento, devem ter sido finalizadas entre janeiro de 2012 e novembro de 2013 e ter a duração mínima de 70 minutos, no caso dos longas-metragens, e a máxima de 25 minutos, no caso das curtas.

Além das duas secções de competição (longas e curtas-metragens), o festival vai novamente apresentar a Mostra de Cinema Brasileiro, a Mostra de Inclusão Social, homenagens, retrospetivas, oficinas e mesas redondas.

O FESTin, cumprindo a sua natureza itinerante, acrescenta-se na nota, vai participar ainda este ano em três festivais de cinema parceiros, sendo o primeiro no CineEco, em Seia, de 19 a 26 de outubro, onde apresentará a Mostra de Inclusão Social.

De 15 a 21 de novembro, irá a Luanda participar no Festival Internacional de Cinema de Luanda.

Pelo terceiro ano consecutivo, o FESTin irá ao Festival Internacional de Cinema da Fronteira, que vai ocorrer entre 25 a 30 de novembro, em Bagé e em Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil).