«Capitão Phillips», o novo filme realizado por Paul Greengrass e protagonizado por Tom Hanks, vai abrir o Festival de Cinema de Nova Iorque a 27 de setembro, noticia a BBC News.

A película recupera a história verídica de um navio norte-americano tomado por piratas na costa da Somália, em 2009. O capitão do cargueiro, Richard Phillips, enfrentou os piratas antes da intervenção de uma força especial militar dos EUA. A operação de resgate resultou na morte de três dos quatro piratas - o único sobrevivente foi condenado a 33 anos de prisão.

Tom Hanks interpretará o papel de Richard Phillips. Foi o próprio capitão do navio o autor do livro em que se baseia o argumento assinado por Billy Ray («The Hunger Games - Os Jogos da Fome»).

Para representar os piratas, Paul Greengrass recrutou quatro homens somalis que nunca tinham participado em qualquer filme.

«Estou muito entusiasmado por este thriller cru, tenso e real - marcado pelas grandes interpretações de Tom Hanks e de quatro brilhantes atores estreantes somalis -, abrir a 51ª edição do festival», disse o diretor do certame, Kent Jones, em comunicado.

O Festival de Cinema de Nova Iorque realiza-se de 27 de setembro a 13 de outubro. «Capitão Phillips» tem estreia marcada em Portugal para o dia 10 de outubro.