O ator australiano Damon Gameau abraçou o documentário «That Sugar Film», com vista a mostrar a chocante quantidade de açúcar presente nos produtos rotulados como «saudáveis».

Durante sessenta dias entrou numa dieta composta por alimentos com baixo teor de gordura, considerados «saudáveis», e foram necessárias apenas semanas para  aumentar dez centímetros na cintura, e lhe ser diagnosticada doença hepática gordurosa, que se deve à acumulação de gordura no fígado, avança o «Daily Mail».
 

O cansaço e alterações de humor foram os principais sintomas de que se queixou o ator, mas o médico considerou ainda «instável» o seu funcionamento mental.

Durante os dois meses, Damon baniu da sua dieta diária alimentos como os doces, refrigerantes, gelado e chocolate.

«Todo o açúcar que ingeri encontrava-se em alimentos tidos como saudáveis. Iogurtes com pouca gordura, barras de muesli, cereais, sumos de frutas concentrados, bebidas desportivas. Esse tipo de coisas que os pais muitas vezes dão aos filhos por pensarem que estão a fazer o que é certo», afirmou.

Um ponto importante que o ator quis realçar no documentário, ao escolher os alimentos da sua última refeição de modo a que se assemelhassem à «lancheira» de uma criança.

«O açúcar encontra-se em 80% dos alimentos que ingerimos», «conseguirmos removê-lo é o primeiro passo para operar uma mudança», afirmou no lançamento do trailer.

 

A estreia do documentário, apoiado pelo chef Jamie Oliver e pelo ator Stephen Fry, está prevista para o primeiro trimestre de 2015.