Os filmes «The Selfish Giant», «The Broken Circle Breakdown», e «Miele», finalistas do Prémio Lux de cinema do Parlamento Europeu 2013, vão ser exibidos em novembro na Cinemateca, em Lisboa, escreve a agência Lusa.

De acordo com um comunicado enviado pelo Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, os três finalistas vão ser exibidos na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, a 21 e 22 de novembro.

Esta exibição dos filmes «The Selfish Giant», de Clio Barnard, «The Broken Circle Breakdown», de Felix van Groeningen, e «Miele» («Mel»), de Valeria Golino, será uma estreia em Portugal para os dois primeiros.

«Miele» vai estrear em Portugal na terça-feira no âmbito do Lisbon & Estoril Film Festival, com sessão marcada para as 16h00 no Cinema Monumental, em Lisboa.

«The Broken Circle Breakdown» recebeu cinco nomeações para os Prémios Europeus de Cinema, nomeadamente para Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento, Melhor Ator e Melhor Atriz.



O filme de Felix van Groeningen conta a história de um amor improvável entre Elise e Didier, que têm de lidar com a doença grave da filha, enquanto «Miele», de Valeria Golino, fala de uma mulher que ajuda doentes terminais a morrer e sobre a sua relação com o seu novo «cliente», um homem perfeitamente saudável.



«The Selfish Giant», de Clio Barnard, é uma fábula contemporânea sobre dois amigos, um dos quais se torna ganancioso e explorador, levando a um acontecimento trágico.



Lançado pelo Parlamento Europeu em 2007, o LUX Prize é um prémio anual dedicado ao cinema e que como objetivos principais promover o debate público na Europa e apoiar a circulação de coproduções europeias na União Europeia.

«Reconhecendo que a distribuição é o "calcanhar de Aquiles" do cinema europeu, pois é dificultada por barreiras linguísticas, o LUX Prize procura ultrapassá-las», sublinha o Gabinete do Parlamento Europeu (PE) em Portugal.

Através do evento LUX Film Days, com a exibição dos finalistas, o Gabinete do PE em Portugal e a Cinemateca Portuguesa pretendem «promover o cinema europeu e estimular o debate sobre os valores europeus e assuntos sociais».

Na Cinemateca Portuguesa, a 21 de novembro será exibido, às 21h30, «The Selfish Giant» (estreia em Portugal), a 22 de novembro, às 19h00, «The Broken Circle Breakdown», (estreia em Portugal), e às 21h30, «Miele».

O filme vencedor da edição de 2013 será conhecido em dezembro em Estrasburgo.

O prémio consiste na legendagem do filme vencedor nas 24 línguas oficiais da UE e na adaptação para invisuais e surdos-mudos.