O «The Grand Budapest Hotel», do cineasta Wes Anderson, lidera a corrida para os prémios da Academia Britânica de Cinema e Televisão, BAFTA, com onze nomeações.

Melhor filme, melhor ator, melhor realizador, argumento original e música original, são algumas das principais categorias para as quais se encontra nomeado.

«The Grand Budapest Hotel» mergulha no universo colorido de Gustave H., interpretado por Ralph Fiennes, um lendário concierge de um famoso hotel europeu, na República de Zubrowka, e retrata as suas divertidas aventuras com o fiel paquete Zero Moustafa -Tony Revolori- num período de profundas transformações, em grande parte estimuladas pelas duas guerras.





Na luta pelo prémio de melhor filme estão «Birdman» e «A Teoria de Tudo», com dez indicações, e ainda «O Jogo da Imitação», com nove nomeações, e «Boyhood: Momentos de uma vida», com cinco. 
As nomeações foram anunciadas esta sexta-feira, já os prémios desta 68ª edição serão entregues no dia 8 de fevereiro, na Royal Opera House, em Londres, numa cerimónia apresentada por Stephen Fry e Sam Claflin.