A obra de E. L. James tem sido alvo de várias paródias na internet. A última foi divulgada pela Cosmopolitan e mostra as princesas da Disney rendidas às «50 sombras de Grey».

Bela, Mulan, Ariel, Tiana (Princesa e o Sapo), Aurora (Bela Adormecida), Jasmine, Cinderela, Pocahontas e Anna (Frozen) tornaram-se amantes submissas dos seus «príncipes encantados» pela mão de um artista desconhecido que publicou os desenhos no DeviantArt.
 

 
Também a Barbie se rendeu à triologia e assumiu o papel de «Grey», com Ken a dar vida a uma versão masculina de Anastacia. 



Outra das versões que «seduziu» os internautas foi a da Lego. O vídeo «Fifty Shades of Bricks», criado pelos animadores de stop-motion Andrea e Antonio Toscano, foi amplamente partilhado nas redes sociais como o «romance erótico de plástico».



No entanto, não foram apenas os desenhos animados que se renderam à obra. Também Ellen DeGeneres se encantou com o famoso «Mr. Grey» e publicou um trailer onde substitui Dakota Johnson no lugar de Anastacia Steele.

 
Outro dos famosos a parodiar o filme, que estreia esta quinta-feira em Portugal, foi o ator Steve Buscemi, conhecido pelos filmes O Grande Lebowski, Fargo, Cão Danado, entre outros.. O ator criou uma versão cómica do trailer do filme, com direito à voz rouca e icónica do ator, nudez parcial, caras engraçadas e até uma sátira em relação à temática sadomasoquista do filme.



Inspirado pelas inúmeras paródias, o site Funny or Die criou uma página especial onde reúne todas as brincadeiras com o filme de Sam Taylor-Johnson.