Uggie, o cão do filme “O Artista”, morreu na sequência de um cancro, aos 13 anos. O mais famoso Jack Russel Terrier da história do cinema teve de ser abatido para pôr termo ao seu sofrimento.

Omar Von Mueller, dono e treinador de Uggie, anunciou a morte do animal esta quarta-feira, através de uma publicação no Facebook. A estrela de cinema tinha um cancro na próstata incurável e foi tomada a decisão de o abater.

“Lamentamos informar a todos os nossos amigos, família e fãs do Uggie que o nosso amado rapaz partiu. O Uggie está agora num lugar melhor, sem sentir dor. Obrigada pelo vosso apoio. Não vou ler os comentários durante algum tempo, uma vez que é demasiado doloroso de momento”.




A carreira cinematográfica de sete anos teve o expoente máximo com a participação no filme “O Artista”, de 2011, quando Uggie interpretou “Jack”, o amigo leal de George Valentin, interpretado pelo ator Jean Dujardin. A cena mais emblemática do filme é protagonizada pelo cão, ao salvar George de um incêndio.

O filme foi nomeado para vários prémios e Uggie teve a oportunidade de desfilar na passadeira vermelha ao lado dos restantes atores.




Embora não tenha vencido nenhum dos cinco óscares para os quais foi nomeado pela performance no filme, Uggie foi distinguido com um Palm Dog, do Festival de Cannes, que premeia a melhor interpretação canina na grande tela.

As últimas aparições da estrela de cinema foram em 2011, na longa-metragem “Água para Elefantes”, onde contracenou com Reese Witherspoon, e, em 2012, o ator voltou a pisar o palco nos Globos de Ouro, acompanhando de novo o ator Jean Dujardin.