O filme "Cavalo Dinheiro", de Pedro Costa, abrirá a 5 de junho a primeira edição do festival de cinema FILMADRID, em Espanha, e o encerramento será com dois filmes de Manoel de Oliveira, cineasta que será homenageado.

De acordo com a organização, Pedro Costa estará em Madrid para apresentar "Cavalo Dinheiro", premiado filme protagonizado por Ventura e que foi selecionado para a competição internacional.

A Manoel de Oliveira, que morreu a 2 de abril, aos 106 anos, será prestada uma homenagem com a exibição de "Visita ou Memórias e Confissões", filme rodado nos anos 1980 e só agora mostrado por indicação deixada pelo cineasta, e a curta-metragem "O velho do Restelo", ambos na cerimónia de encerramento, a 13 de junho.

Descrito como um "festival para mostrar o melhor cinema independente, de autor" e alimentar "a cultura cinéfila dos madrilenos", o FILMADRID é dirigido por Fernando Vílchez e Nuria Cubas e conta com várias secções competitivas e não competitivas.

Na competição internacional, além de "Cavalo Dinheiro", está também "Songs from the north", documentário da realizadora Soon-Mi Yoo, que procura entender o que é a Coreia do Norte e que é uma co-produção entre Coreia do Sul, Portugal e Estados Unidos.

Da programação fazem ainda parte o documentário experimental "Encounters with landscapes 3x", de Salomé Lamas, e "A caça revoluções", de Margarida Rêgo, ambos fora de competição.

Pedro Costa e Salomé Lamas participarão ainda em encontros programados com estudantes de cinema.