Setenta e nove filmes vão estar a concurso na edição 2013 do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a realizar em Seia, em outubro, escreve a agência Lusa.

«Dos mais de 400 filmes de 40 países enviados para concurso, foram agora selecionados 79, entre curtas, médias e longas-metragens que vão ser exibidas nos auditórios da Casa da Cultura de Seia, na 19ª edição do CineEco, que decorre de 19 a 26 de outubro», disse à agência Lusa o diretor do festival, Mário Jorge Branquinho.

Segundo o responsável, para a competição internacional foram selecionadas 11 longas-metragens e 19 curtas-metragens, para a competição Lusófona foram escolhidas duas longas-metragens e 12 curtas-metragens e sete para o panorama regional.

«No panorama Lusofonia/regional, competem sete curtas-metragens, revelando um crescendo de interesse por parte de realizadores locais ou realizadores que escolhem a região da Serra da Estrela para filmar», assinalou o diretor.

Para as sessões especiais foram selecionados 10 filmes, 10 curtinhas de ambiente, três do panorama infantil e cinco do panorama comercial, acrescentou Mário Jorge Branquinho.

Na competição internacional, o responsável destaca os filmes «Caçadores de Fruta», do realizador canadiano Yung Chang, premiado em vários festivais, e «Little Land», do grego Nikos Dayandas, «que faz a abordagem a um número cada vez maior de atenienses, que em plena crise grega se mudam para o interior, na esperança de melhorar as suas vidas».

Para além das várias sessões a concurso e especiais, o festival conta ainda com um conjunto de atividades paralelas, que constarão do programa a anunciar em breve.

«O CineEco é o único festival de cinema no país e o segundo mais antigo no mundo dedicado à temática ambiental e afirma-se como uma marca de prestígio no quadro de festivais internacionais de cinema, sendo um dos membros fundadores da plataforma internacional Green Film Network», lembra Mário Jorge Branquinho.

O festival, organizado pela Câmara Municipal de Seia, tem como principal objetivo a divulgação de valores naturais e ecológicos, através do cinema e de atividades culturais, que abordam temas da atualidade como a biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, requalificação urbana, alimentação biológica e compromissos ambientais de uma forma abrangente e pedagógica.