Robert Redford aplaudido de pé em Cannes


NOTÍCIAS


«Sabor a mi», a música da vida de Fernando Lopes

«Sabor a mi», a música da vida de Fernando Lopes

Ator Rogério Samora recorda o realizador com quem trabalhou em três dos seus filmes


PO  /   2012-05-02

Fernando Lopes, 76 anos, falecido esta quarta-feira em Lisboa, «marcou o novo cinema europeu, nomeadamente através dos filmes, Uma abelha na chuva e Belarmino», disse à Agência Lusa o ator Rogério Samora.

«Era um homem de cinema, da luz, da montagem. O cinema corria-lhe nas veias e é um homem cuja obra fica. Ele sabia o que queria fazer sem se importar com o que diziam», afirmou o ator.

Rogério Samora participou em quatro filmes de Fernando Lopes, entre eles «O Delfim», adaptação do romance homónimo de José Cardoso Pires.

Sobre as diferentes personagens que desempenhou com o cineasta, o ator disse que era de Fernando Lopes que fazia sempre, «apenas mudava o nome da personagem».

«Quase me sentia a fazer de Fernando [Lopes], os gestos, as frases... Era quase recorrente», disse o ator que acrescentou que, em três dos quatro filmes, foi incluída a canção «Sabor a mi», que «era muito importante na vida» do cineasta.

Muito emocionado, o ator disse que «tinha uma relação de irmão» com o realizador: «Ele sabia bem o que me queria pedir e o que eu lhe podia dar».

«Tínhamos muitas conversas sobre a vida, era um homem inteligente e sensível», disse Rogério Samora que atestou ser «uma grande perda para o cinema e para a cultura em Portugal».

«Era um homem frágil que ganhava força com as imagens e os filmes que fazia», disse.

O corpo do cineasta será velado a partir de quinta-feira, às 18:00, na Biblioteca Municipal Central, no Palácio das Galveias, ao Campo Pequeno, em Lisboa, informou a Cinemateca Portuguesa, sem adiantar pormenores das cerimónias fúnebres.



PUB

PESQUISA DE VÍDEOS