A segunda edição do Cinantrop - Festival Internacional de Cinema Etnográfico, que irá decorrer em Leiria e Lisboa, realiza, pela primeira vez, o Festival de Curtas Metragens, com um prémio de 750 euros.

O Festival de Curtas Metragens irá atribuir o Prémio António Campos à melhor curta-metragem relacionada com os concelhos da Batalha e de Leiria.

Os candidatos terão de enviar até 31 de março um filme com menos de 25 minutos. A seleção terá em conta a «relação das obras produzidas com a dimensão concelhia da Batalha e de Leiria e a sua originalidade», adianta o criativo e organizador do Cinantrop, Bruno Gaspar.

«Essas obras deverão abordar perspetivas relacionadas com temáticas como a dimensão turística, o património natural e/ou construído, a História, as tradições, a cultura material e imaterial destes dois concelhos», explicou.

Segundo o criativo, a realização do Festival de Curtas Metragens pretende «estimular a exibição pública de curtas-metragens originais», que abordem os concelhos de Leiria e Batalha.

O ciclo de filmes deste ano será dedicado a Angola. O Cinantrop decorre entre 24 e 26 de abril, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, e nos dias 16 e 17 de maio, no Cinema City de Alvalade, em Lisboa.