Ao fim de nove temporadas e 208 episódios, a CBS revela finalmente o grande mistério da comédia «How I Met Your Mother» e Ted (Josh Radnor) conta aos filhos como realmente conheceu a mulher da sua vida.

O cenário e as circunstâncias são românticas: depois do casamento dos amigos Barney (Neil Patrick Harris) e Robin (Cobie Smulders), num dia chuvoso, Ted conhece Tracy (Cristin Milioti) numa estação de comboios e a afinidade entre ambos é evidente. Mas não viveram felizes para sempre, porque Tracy morre pouco depois de dar à luz os dois filhos do casal.

Os criadores da comédia, Carter Bays e Craig Thomas, garantem que sabiam que final dar às personagens desde o primeiro episódio. De tal forma que parte do episódio final foi mesmo gravada em 2006, por medo de os adolescents que interpretavam os filhos de Ted e Tracy crescerem e ficarem descaraterizados. Mas o sucesso da comédia obrigou-os a esticar a história.

Quando Ted finalmente revela aos filhos como conheceu a mãe deles, os adolescentes dizem que o relato é também a história de amor entre ele a tia Robin. Incitam-no a convidar a amiga para sair, já que entretanto, por causa do sucesso de Robin, o casamento com Barney tinha terminado.

O episódio acaba com Ted à porta da casa de Robin segurando o instrumento musical azul que acompanhara todo o romance deles, enquanto ela o esperava à janela.