O filme «Kali, o Pequeno Vampiro», de Regina Pessoa, está nomeado para o Cartoon d'Or, o mais prestigiado prémio europeu para o cinema de animação, escreve a agência Lusa.

A curta-metragem é um dos seis finalistas para o Cartoon d'Or de 2013, cujo vencedor será anunciado em setembro em Toulouse, França, no âmbito do Fórum Cartoon.

«Kali, o Pequeno Vampiro», que soma mais de uma dezena de prémios e nomeações, é a terceira curta-metragem de animação que Regina Pessoa assina em nome próprio, depois de ter co-realizado «Estrelas de Natal» (1998), com Abi Feijó.

A autora regressa ao universo da infância, através dos medos e da curiosidade de uma criança, um pequeno vampiro, que tem medo do escuro e deseja ter amigos, depois de ter feito «A Noite» (1999) e «História Trágica com Final Feliz» (2005).

«Kali, o Pequeno Vampiro», desenho e gravura em computador, é uma coprodução entre Portugal, França, Canadá e Suíça, tem música original dos Young Gods e narração do ator Christopher Plummer, na versão em inglês, e do realizador Fernando Lopes, na versão portuguesa.



Atualmente, Regina Pessoa prepara a curta-metragem de animação «A Contabilidade dos Dias», que teve financiamento aprovado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual, e para a qual o produtor procura parcerias com o Canadá e com a Alemanha.

Esta é a segunda vez que Regina Pessoa tem um filme nomeado para o Cartoon d'Or, depois da nomeação em 2006 com «História Trágica com Final Feliz», um dos mais premiados filmes do cinema de animação português.

O prémio Cartoon d'Or foi criado em 1991 e Portugal conquistou-o em 2000 com «A Suspeita», de José Miguel Ribeiro.

Anos antes, em 1994, Abi Feijó, produtor e realizador, conquistou uma menção especial com «Os Salteadores».

Este ano, além de «Kali, o Pequeno Vampiro», para o Cartoon d'Or estão nomeados «Betty's Blues», de Rémi Vandenitte (França/Bélgica), «Head Over Heels», de Timothy Reckart e Fodhla O'Reilly (Reino Unido), «I Am Tom Moody», de Ainslie Henderson (Reino Unido), «Women's Letters», de Augusto Zanovello (França), «Off The Track», de Rocio Alvarez (França).