«Byzantium», do realizador Neil Jordan, três obras de terror feitos por mulheres e dois filmes portugueses censurados são alguns dos destaques do Festival Internacional de Cinema de Terror MOTELx de 2013.

A sétima edição do festival vai decorrer entre 11 e 15 de setembro, no cinema São Jorge, em Lisboa.

Nesta terça-feira foi apresentada parte da programação, tendo sido dado relevo a três filmes feitos por mulheres, «presença rara num território maioritariamente masculino», refere a direção como escreve a agência Lusa.

Os filmes e as realizadores em questão são «Kiss of the damned», estreia na realização de Xan Cassavetes, filha do realizador John Cassavetes, «Chained», de Jennifer Lynch, e «Dark touch», de Marina de Van.

Este ano, o festival irá ainda exibir, em estreia, «Byzantium», nova incursão de Neil Jordan no terror, depois de «Entrevista com o vampiro», e o filme «Lords of Salem», do músico Rob Zombie, que assina a realização.

O realizador japonês Hideo Nakata, autor de «Ring», estará em Lisboa para mostrar «The complex».

A secção «Quarto Escuro», dedicada ao cinema português, apresentará dois filmes feitos por três pessoas que foram vítimas da censura: o dramaturgo Bernardo Santareno, o artista plástico Manuel Guimarães e o realizador António de Macedo. Serão mostrados «O crime da aldeia velha» (1964), de Manuel Guimarães, e «A promessa» (1973), de António de Macedo.

Da programação faz parte ainda «Painless», filme do realizador espanhol Juan Carlos Medina que tem coprodução portuguesa.

Como um dos objetivos do festival é incentivar a produção de cinema de terror em Portugal, o concurso deste ano de melhor curta-metragem apresenta nove filmes: «Bilis Negra», de Nuno Sá Pessoa, «O Coveiro», de André Gil da Mata, «Desespero», de Rui Pilão, «Hair», de João Seiça, «Herdade dos Defuntos», de Patrick Mendes, «Longe do Éden», de Carlos Amaral, «Monstro», de Alex Barone, «Nico - A revolta», de Paulo Araújo, e «Sara», de Miguel Ângelo.

A melhor curta-metragem receberá um prémio monetário de 3.000 euros e 2.500 de serviços de pós-produção.