John Williams vai voltar a assinar a banda-sonora no novo filme da saga «Star Wars». O anúncio foi feito pela presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, na Alemanha, noticia a BBC News.

O compositor de 81 anos musicou todos os seis filmes de «Star Wars», vencendo um dos seus cinco Óscares pelo trabalho em «Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança», de 1977.

Em entrevista ao site StarWars.com, Williams explicou que ainda não tem ideias para a nova banda-sonora, uma vez que ainda não leu o argumento do novo filme, e admitiu que poderá vir a recorrer a algumas músicas clássicas dos capítulos antecessores.

«Ainda não li o argumento, portanto ainda desconheço a história, mas não acredito que não existam referências às histórias passadas, o que tornaria apropriado o uso de alguns temas mais antigos», disse.

O tema de abertura de todos os filmes «Star Wars» ou a «Marcha Imperial» ligada à personagem de Darth Vader são algumas da músicas mais conhecidas da saga.

Com mais de 60 anos de carreira, John Williams é um dos mais respeitados e premiados compositores da história do cinema. Para além do primeiro «Star Wars», Williams venceu ainda outros quatro Óscares com «Um Violino no Telhado» (1971), «O Tubarão» (1975), «E.T. - O Extra-Terrestre» (1982) e «A Lista de Schindler» (1994).

O «Episódio VII» da saga «Star Wars» deverá chegar aos cinemas em 2015 e contará com a realização de J.J. Abrams e argumento de Michael Arndt. Mark Hammil (Luke Skywalker), Harrison Ford (Han Solo) e Carrie Fisher (Princesa Leia) já admitiram a possibilidade de vir a participar no novo filme.