«Eastalgia», da realizadora ucraniana Daria Onyshchenko, venceu o prémio de Melhor Longa-Metragem do festival Avanca 2013, escreve a agência Lusa.

O mesmo filme foi ainda distinguido com o prémio para o Melhor Ator, Karl Markovics, enquanto que o prémio de Melhor Atriz foi para a brasileira Thais Tedesco, protagonista de «Feijoada Completa», de Angelo Defandi.

O prémio de Melhor Direção de Fotografia foi para Gints Berzins e Valeriy Martinov, em «Gulf Stream Under The Iceberg» de Yevgeni Pashkevivh (Letónia), filme que recebeu ainda uma das menções honrosas.

A curta-metragem alemã «In the Nick of Time», de David M. Lorenz, ganhou o prémio de Melhor Curta-Metragem, e o prémio de Melhor Animação distinguiu o filme polaco «Lost Senses», de Marcin Wasilewski.

Ainda nas «curtas», Patrícia Vidal Delgado foi distinguida com o prémio Estreia Mundial, com a curta-metragem portuguesa «Bué Sabi». O mesmo galardão foi também atribuído à longa-metragem «The Woman Sun», de Ruslan Korostenskij.

Na competição regional, foram distinguidos o documentário «Fios do Tempo», de Joaquim Pavão, e a animação «Carrotrope», de Paulo D'Alva.

Nos prémios televisão e vídeo, os documentários «Guerrilla Grannies», da holandesa Ike Bertels, e «Cello Tales», da luxemburguesa Anne Schiltz, receberam ex-aequo o Prémio Televisão, e «The Course of Things", de Annelore Schneider e Claude Piguet, numa coprodução entre a Suíça e o Reino Unido, ganhou o Prémio Vídeo.

A competição Trailer in Motion distinguiu o trailer «Les Fameux Gars», de Adolf El Assal (Luxemburgo), e o videoclip «Me, Myself», de Carlon Hardt (Brasil).

Durante a Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação, o Prémio Fernando Gonçalves Lavrador, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da semiótica, estética e teoria do cinema, distinguiu o investigador inglês Jason Dee, da Universidade de Newcastle.

No total, sete júris constituídos por 35 individualidades de 10 países atribuíram 16 prémios e seis menções especiais, durante os dez dias de festival e cinco de competição dos Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia - Avanca 2013.