«De Onde os Pássaros Vêem a Cidade» é a primeira curta-metragem de ficção de André Tentúgal, músico da banda portuguesa We Trust. O filme estreia esta segunda-feira no 21º Festival de Vila do Conde, escreve a agência Lusa.

Um corpo de uma mulher em movimentos lânguidos e o de um homem a fazer amor com ela são as primeiras imagens da curta-metragem do realizador André Tentúgal, que em entrevista à Lusa explicou que a história fala principalmente de solidão no meio de uma cidade com milhares de pessoas.

«É um bocado uma análise sobre a solidão», acrescenta André Tentúgal, referindo que o trabalho é inspirado em factos do quotidiano e foi concebido em menos de 10 meses, desde a fase do argumento até à edição.

A película, cujo tempo de duração são dez minutos, vai ser apresentada ao público pela primeira vez esta noite, pelas 21h00, no auditório municipal de Vila do Conde, no âmbito do 21º Festival de Curtas de Vila do Conde.

A fotografia «De Onde os Pássaros Vêem a Cidade» é de André Tentúgal, a captura de som da curta ficou a cargo de Pedro Adamastor, a produção foi de Dário Oliveira e Curtas-metragens e a música é do projeto alemão Field Rotation.

André Tentúgal não quis revelar a verba despendida para realizar a curta-metragem, mas assegurou que foi um «baixo valor».

O objetivo do trabalho cinematográfico, que surgiu a convite de um dos comissários do Curtas de Vila do Conde, é levá-lo a outros festivais de cinema internacionais, adiantou o realizador.

O Curtas Vila do Conde propõe aos amantes do cinema programas que vão desde a exibição de filmes de longa-metragem de autores que já passaram pelo festival, curtas-metragens que já passaram em outros festivais e as Curtinhas com sessões de cinema para os mais novos e atividades para os mais pequenos e com o objetivo de criar novos públicos.