A temporada de prémios de cinema ainda mal arrancou, mas «A Golpada Americana» («American Hustle» no original) já começou a arrecadar troféus. Depois de ter vencido dois prémios técnicos no Hollywood Film Festival, o novo filme de David O. Russell foi agora distinguido em três categorias importantes nos prémios da Associação de Críticos de Cinema de Nova Iorque.

Melhor Filme, Melhor Atriz Secundária (Jennifer Lawrence) e Melhor Argumento (Eric Warren Singer e David O. Russell) foram as distinções atribuídas a uma película que remonta ao final dos anos 1970 e que cruza mafiosos e agentes do FBI numa história baseada em factos reais.



O anúncio dos vencedores dos New York Film Critics Circle Awards 2013 foi feito na terça-feira, mas os prémios só serão entregues numa cerimónia a realizar na sexta-feira.

Steve McQueen foi considerado o Melhor Realizador do ano pelo trabalho em «12 Anos de Escravidão», enquanto que os prémios máximos de interpretação foram para Robert Redford («All Is Lost») e Cate Blanchett («Blue Jasmine»).

Para Melhor Ator Secundário, a Associação de Críticos de Nova Iorque escolheu Jared Leto, ator e líder da banda Thirty Seconds To Mars, pelo papel de um transsexual seropositivo em «O Clube de Dallas» («Dallas Buyers Club»).

O prémio de Melhor Filme de Animação foi atribuído a «The Wind Rises», a despedida às longas-metragens do japonês Hayao Miyazaki, enquanto que «A Vida de Adèle», premiado com a Palma de Ouro em Cannes, valeu ao tunisino Abdellatif Kechiche o prémio de Melhor Filme Estrangeiro.

O próximo grande momento nesta temporada de prémios deverá acontecer no próximo dia 12 de dezembro com o anúncio dos nomeados para os Globos de Ouro, um dos fortes indicadores dos favoritos à corrida aos Óscares.