Uma produtora alemã anunciou, esta terça-feira, que está a desenvolver um filme biográfico sobre a chanceler alemã Angela Merkel que deverá estrear em 2017, ano de eleições na Alemanha.

 

Segundo a AFP, que cita comunicado da produtora AVE Gesellschaft fur Fernsehproduktion mbH, o filme será uma coprodução internacional e deverá ter o título «Angela Merkel».

 

O guião do filme está a cargo de Dirk Kurbjuweit, um jornalista do «Der Spiegel», que conhece «bem» a política alemã e a vida da chanceler.

 

«Ela é encantadora e reconhecida mundialmente. Causa agitação e envolve-se. Está na altura de mostrar a sua vida a uma audiência mundial», disse Walid Nakschbandi, diretor da AVE.

 

Filha de um pastor luterano, Merkel cresceu na zona leste (e comunista) da Alemanha e foi a primeira mulher a chegar a chanceler, em novembro de 2005. Atualmente no seu terceiro mandato, as sondagens indicam que deverá vencer as próximas eleições, caso se recandidate.

 

Ainda não se sabe quem vai interpretar a chanceler no grande ecrã, já que a produtora só deverá escolher a atriz mais para o final deste ano.