O novo filme dos irmãos Coen, «A Propósito de Llewyn Davis», foi o grande vencedor dos prémios da Associação de Críticos de Cinema de Toronto.

A organização divulgou a lista de vencedores na segunda-feira e «A Propósito de Llewyn Davis» ganhou nas categorias de Melhor Filme e de Melhor Ator Principal (Oscar Isaac).



Ainda assim, o filme que conta a história de um músico folk na Nova Iorque dos anos 1960 não valeu a Joel e Ethan Coen o prémio de Melhor Realizador, distinção atribuída ao mexicano Alfonso Cuarón pelo trabalho no thriller de ficção científica «Gravidade».

Cate Blanchett foi considerada a Melhor Atriz Principal com «Blue Jasmine», e as categorias secundárias de representação foram ganhas por Jared Leto («O Clube de Dallas») e Jennifer Lawrence («Golpada Americana»).



A Associação de Críticos de Cinema de Toronto atribuiu ainda prémios a Spike Jonze (Melhor Argumento para «Her»), «The Wind Rises» (Melhor Filme de Animação) e «China - Um Toque de Pecado» (Melhor Filme Estrangeiro).

Sem qualquer prémio ficou «12 Anos Escravo», aquele que é um dos favoritos aos Globos de Ouro e aos Screen Actors Guild Awards.