O documentário português «A Estrada da Revolução», produzido pela BeActive, foi selecionado para o Festival de Cinema Raindance em Londres, escreve a agência Lusa.

Dirigido pelos jornalistas portugueses Tiago Carrasco, João Fontes (repórter de imagem) e João Henriques (repórter fotográfico), «A Estrada da Revolução» aborda as consequências da chamada Primavera Árabe e resulta de mais de 200 horas gravadas, ao longo de quatro meses, em dez países do Médio Oriente e do Magrebe - Turquia, Síria, Líbano, Jordânia, Israel, Egipto, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos.

Da reportagem resultou um filme de 90 minutos para cinema e dois episódios de 52 minutos para televisão, além de um livro, com texto de Tiago Carrasco, que foi editado no final de 2012 pela Oficina do Livro.

Um blogue e uma página no Facebook acompanharam a reportagem.

«A Estrada da Revolução» vai contar ainda com uma aplicação para tablet, através da qual os utilizadores terão acesso a conteúdos adicionais, como fotografias, vídeos e várias informações de contexto geográfico, histórico e cultural, de acordo com o comunicado difundido pela produtora.

A BeActive apresentou a versão TV de «A Estrada da Revolução» no último festival MIPDoc, em Cannes, no passado mês de abril.

A empresa portuguesa encontra-se a negociar o licenciamento do documentário para mais de 30 estações de televisão em todo o mundo. De acordo com a produtora, a venda para televisão, em Portugal, ainda não está garantida.

O documentário foi distinguido este ano com o Prémio Gazeta de Multimédia do Clube de Jornalistas.

A produtora, que ficou conhecida com «Os Diários de Sofia», aposta na internacionalização dos projetos e no seu desenvolvimento em múltiplas plataformas.

O filme «Beat Girl», estreado este ano, e co-produções como as séries «The Line», exibida no canal MOV, e «Collider», que congrega jogos e uma edição de banda desenhada, são outros projetos da BeActive

A estreia mundial de «A Estrada da Revolução», no festival britânico, realiza-se sábado 28 de setembro, às 17h30, nos cinemas Vue Cinema Piccadilly, em Londres.