O filme «360», do realizador brasileiro Fernando Meirelles, estreia hoje à noite na abertura do Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul, com a presença do diretor e de atores participantes, noticia a Lusa.

A longa-metragem, que foi filmada pelo menos em oito idiomas e em diversos países, destaca o alcance dos pequenos eventos da vida e as grandes modificações que eles podem causar, através de núcleos de personagens aparentemente sem qualquer ligação.

Integram o elenco Rachel Weisz, Ben Foster, Anthony Hopkins e Jude Law, além dos brasileiros Maria Flor e Juliano Cazarré.

Meirelles ficou conhecido pelos filmes «Cidade de Deus» (2002), «O jardineiro Fiel» (2005) e «Ensaio sobre a Cegueira» (2008). «360» irá abrir Festival de Gramado, mas não participará na competição oficial.

A 40.ª edição do festival, que espera a presença de 150 mil pessoas entre hoje e o próximo dia 18, terá quatro mostras competitivas, entre filmes de curta-metragem e longa-metragem brasileiros, além de longas-metragens estrangeiras, com representantes de Cuba, Chile, Argentina e Uruguai.