A Câmara de Lisboa quer atribuir a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, ao ator norte-americano John Malkovich pela sua ligação profissional e pessoal à cidade, segundo uma proposta que vai ser debatida na reunião camarária de quarta-feira.

Apresentada pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, a proposta lembra que a carreira cinematográfica de John Malkovich é marcada por vários filmes realizados em Portugal, nomeadamente os filmes de Manoel de Oliveira, O Convento (1995), Vou para Casa (2001) e Um Filme Falado (2003).

Participou ainda em filmes com produção nacional e, em 2012, foi um dos atores do filme Linhas de Wellington, produzido por Paulo Branco.

O documento, a que a Lusa teve acesso, refere ainda que desempenhou, em 2013, o papel do escritor italiano Giacomo Casanova no filme As Variações de Giacomo, “também realizado em Lisboa e em que o décor principal é o Teatro Nacional de São Carlos, com algumas outras cenas filmadas no Palácio de Queluz e na biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda”.

«A paixão de John Malkovich por Lisboa e por Portugal é reconhecida e o ator mantém-se um porta-voz internacional encantado com a afabilidade local, a geografia e o clima da cidade, a arquitetura e a diversidade cultural», lê-se na proposta citada pela Lusa.

Segundo o documento, «é através do seu envolvimento com o cinema português que John Malkovich estabelece e aprofunda a sua ligação afetiva com Lisboa e com o país».