A lista de nomeados aos Óscares deste ano, divulgada esta quinta-feira, é encabeçada por duas comédias: «O Grande Hotel Budapeste», do realizador indie Wes Anderson, e «Birdman», do mexicano Alejandro Gonzalez Iñárritu, que já foi nomeado pela Academia com o filme «Babel» (2006). 

Ambos estão nomeados em nove categorias, incluindo as de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Adaptado. Mas se «Birdman» junta outras nomeações naquelas que são consideradas as categorias principais, o filme de Wes Anderson acaba por se destacar mais a nível técnico.

«Birdman», que conta a história do ator Riggan Thomson (Michael Keaton), um antigo ícone da cultura pop que viu a sua carreira entrar em declínio, conseguiu a nomeação para Melhor Ator Principal (Michael Keaton), Melhor Ator Secundário (Edward Norton), e ainda para Melhor Atriz Secundária (Emma Stone).

O filme de Iñárritu concorre ainda a três categorias técnicas: Melhor Fotografia, Melhor Montagem de Som e Melhor Mistura de Som. 




Já «O Grande Hotel Budapeste», que retrata as peripécias de Gustave H, concierge de um famoso hotel, e Zero Moustafa, o jovem paquete que se torna seu companheiro e confidente, fica de fora das nomeações que distinguem os melhores atores.

Por outro lado, junta seis nomeações em categorias técnicas: Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direção Artística, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Caraterização, Melhor Banda Sonora.



Feitas as contas, «Birdman» está nomeado em seis das principais categorias e em três categorias técnicas. Por sua vez, «O Grande Hotel Budapeste» apresenta-se em três categorias principais e em seis mais técnicas.

Nos Globos de Ouro, «Birdman» conquistou os globos de Melhor Ator de Comédia ou Musical, atribuído a Michael Keaton, e o de Melhor Argumento. No entanto, o filme de Wes Anderson levou a melhor num dos prémios mais desejados, o de Melhor Filme de Comédia ou Musical.

Agora, resta esperar pelo dia 22 de fevereiro para saber qual dos dois se vai sair melhor desta disputa.


Confira a lista completa das nomeações