Os amantes da sétima arte voltaram a poder assistir a filmes do circuito comercial em Évora, sete anos depois do fim da exibição regular de cinema na cidade. Vão abrir cinco salas.

O complexo, hoje inaugurado oficialmente, embora a funcionar de forma provisória desde a semana passada, compara-se às "melhoras salas de cinema de todo o mundo", porque "estão equipadas com o que há de melhor em termos de tecnologia", disse à agência Lusa o administrador da NOS Cinemas, Pedro Mota Carmo.

As salas de Évora possuem projetores laser, o sistema de som Dolby Atmos, que oferece aos espetadores uma sensação de imersão no filme, e uma delas tem um novo conceito de cadeiras.

Évora vai passar a estar incluída no circuito de estreias nacional".

Pedro Mota Carmo adiantou que a exibição do mais recente filme da saga Star Wars "apadrinha" a inauguração das novas salas.

Com sessões diárias desde o início da tarde e até ao final da noite, o novo complexo de cinemas, que tem capacidade para cerca de 600 lugares, está localizado no centro comercial Évora Plaza, que abriu em novembro.

Évora chegou a ser a única capital de distrito do país sem a exibição regular de cinema comercial, depois do fecho de duas salas que funcionaram durante vários anos, em 2009, e de uma outra que operava como alternativa, em setembro de 2010.

O administrador a empresa exibidora realçou que o regresso da oferta de cinema a Évora foi possível porque se conjugaram "vários fatores" relacionados com a atração de espetadores, entre os quais a abertura do novo centro comercial.

O responsável revelou que vão ser estabelecidas parcerias com a câmara municipal e outras entidades para o desenvolvimento de iniciativas sociais que permitam "levar ao cinema" famílias mais desfavorecidas, crianças e seniores.

A NOS Cinemas é a maior exibidora de cinema em Portugal, com 215 salas em 30 complexos localizados em todo o país.