«12 Anos Escravo» estreou esta quinta-feira nos cinemas portugueses. O filme realizado por Steve McQueen é já apontado como um dos favoritos às nomeações para as principais categorias dos Óscares.

Como barómetro para os Óscares, «12 Anos Escravo» recebeu sete nomeações para os Globos de Ouro - incluindo para os prémios de Melhor Filme Dramático, Melhor Realizador e Melhor Ator Principal em Filme Dramático (Chiwetel Ejiofor) - e quatro nomeações para os prémios do Sindicato dos Atores.

Ao todo, entre prémios de sindicatos, associações de críticos e festivais de cinema, «12 Anos Escravo» conta já com 113 nomeações e 87 vitórias, um indicador claro que este é um dos filmes do ano que agora terminou.

Baseado na autobiografia de Solomon Northup, o filme conta a história de um afro-americano livre, nos EUA do século XIX, que é raptado e vendido como escravo, lutando pela liberdade durante 12 anos.

Chiwetel Ejiofor, Lupita Nyong'o, Michael Fassbender, Sarah Paulson, Benedict Cumberbatch, Brad Pitt, Paul Dano e Paul Giamatti compõem o elenco principal do filme.