A Festa do Cinema, que começou na segunda-feira com bilhetes a 2,5 euros, contou com 53.275 espectadores no primeiro dia, revelou à agência Lusa Nuno Sousa, um dos organizadores da iniciativa.

Apesar de ainda faltar a contabilização de alguns dos auditórios aderentes, o primeiro dia da Festa do Cinema, que decorre em 500 salas de cinema de todo o país, registou 53.275 espectadores, o que representa "o triplo de vendas numa segunda-feira" de cinema.

"É um número ótimo e vai ao encontro das nossas espetativas, mas esperamos subir este valor nestes dois dias que faltam da Festa do Cinema", disse Nuno Sousa.

Segundo Nuno Sousa, os dois filmes mais vistos no primeiro dia da Festa do Cinema foram "Vingadores: A era de Ultron", de Joss Wedhon, e "Velocidade Furiosa 7", de James Wan.

A Festa do Cinema começou na segunda-feira e termina naa quarta-feira com bilhetes a custarem 2,5 euros em qualquer sessão de cinema e nas 500 salas aderentes à iniciativa.

Nos três dias, a organização espera ter, no mínimo, 200.000 espectadores.

A Festa do Cinema é uma iniciativa organizada pelos exibidores e distribuidores portugueses, para "celebrar o ato cultural e social de ir ao cinema", num panorama de quebras consecutivas de espetadores e receitas de bilheteira.

Nuno Sousa espera que a Festa do Cinema marque presença no calendário, crie hábito nos espetadores e imprima uma dinâmica no mercado que justifique "que se produzam filmes nacionais para estrear no contexto da Festa". "É o que acontece já em Espanha", onde também acontece uma iniciativa semelhante.

Segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal registou, em 2014, os piores valores de consumo de cinema em sala, desde 2004, com 12 milhões de espectadores e 62,7 milhões de euros de receita de bilheteira.

No entanto, o primeiro trimestre de 2015 apresentou um aumento tanto de espetadores como de receitas, impulsionados pela estreia do filme "As cinquenta sombras de Grey".

Entre janeiro e março, as exibições comerciais de cinema em todo o país registaram 3,3 milhões de espectadores e 17,1 milhões de euros de receita bruta de bilheteira.