Aos 21 anos, o inglês Sam Smith é apontado como a maior promessa musical vinda do Reino Unido para o ano que agora começa. Depois de ter dado voz a singles dos Disclosure («Latch») e de Naughty Boy («La La La»), o cantor foi agora escolhido como vencedor do BBC Sound of 2014.

Anualmente, a rádio BBC compila uma lista das maiores promessas no mundo da música. Smith ficou à frente de Ella Eyre e Banks, segunda e terceira classificadas, respetivamente.

A escolha foi feita por um painel de 170 críticos, radialistas e bloggers britânicos, e também de antigos vencedores do prémio, como Adele, Jessie J ou Ellie Goulding.

«Estou sem palavras, (...) não estava mesmo à espera disto», afirmou Sam Smith, citado pela BBC.

«Estar entre nomes como os da Ellie, da Jessie J ou da Adele é incrível porque elas são uma grande fonte de inspiração para a minha música», completou.

Para além da distinção da BBC, Sam Smith tem já garantido outro troféu de destaque - em fevereiro, o cantor receberá o Prémio da Crítica dos Brit Awards. Duas boas razões para manter Smith debaixo de olho, e especialmente perto dos ouvidos, durante 2014.

«In The Lonely Hour» é o título do álbum de estreia que o jovem músico inglês se prepara para lançar em maio, apresentado através dos singles «Lay Me Down» e «Money on My Mind».