Os 141 festivais de música ocorridos até ao final de agosto somaram 1,7 milhões de espectadores, revelou a Associação Portuguesa dos Festivais de Música (Aporfest).

De acordo com a associação, os 141 festivais de música realizados até agora registaram 1,7 milhões de espectadores, com o Meo Sudoeste (Zambujeira do Mar) a registar a maior audiência, com 188.000 espectadores, seguindo-se o Nos Alive (Algés), com 155.000 espectadores.

Em terceiro lugar, com 100.000 espectadores cada, figuram os festivais Músicas do Mundo de Sines, Paredes de Coura e Crato.

A Aporfest estima que este ano se assista a um total de 174 festivais de música em Portugal, dos quais 65 por cento ocorrem na época do verão, que está quase a terminar.

"Municípios, marcas, imprensa fizeram as suas maiores apostas [entre junho e setembro] tentando atrair público nacional e internacional", afirma a associação, que contabilizou a realização este ano de 48 novos festivais de música.


Quase trinta festivais que aconteceram em 2014 não tiveram edição em 2015, como por exemplo o Fusing, na Figueira da Foz.

Em outubro, a associação apresentará uma nova versão do "Perfil do festivaleiro português".