O secretário-geral do PS convocou para quinta-feira uma reunião da Comissão Política do seu partido, tendo em vista analisar os resultados dos processos de diálogo com as diferentes forças políticas para encontrar soluções de governabilidade.

Esta informação foi transmitida à agência Lusa por fonte oficial socialista, que adiantou que a reunião da Comissão Política Nacional do PS está marcada para as 21:30 de quinta-feira.

A reunião da Comissão Política Nacional do PS surge na sequência do mandato que António Costa obteve deste mesmo órgão no dia 6 de outubro, dois dias após as eleições legislativas, no sentido de iniciar conversações com as diferentes forças políticas, quer à esquerda, quer à direita, para encontrar soluções de governabilidade no novo quadro parlamentar.

Com a "análise da situação política" como único tema em discussão, a Comissão Política foi convocada no dia em que o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, começa a receber os partidos que elegeram deputados à Assembleia da República, estando agendadas para esta tarde audiências com o PSD, PS, Bloco de Esquerda e CDS-PP.  A ronda termina na quarta-feira com os encontros com as delegações do PCP, “Os Verdes”, e do PAN. 

Em relação ao processo de conversações iniciado por António Costa, o secretário-geral do PS tem defendido que têm decorrido de forma mais construtiva "à esquerda do que à direita".

Se o processo de diálogo entre António Costa e o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, se encontra num impasse, com trocas de acusações públicas entre ambos, já no que respeita às conversações com o PCP e com o Bloco de Esquerda desconhece-se até agora qualquer resultado concreto saído das reuniões já realizadas.

TVI sabe que o Presidente da República já tomou uma decisão e  vai indigitar Passos Coelho como primeiro-ministro já na próxima quarta-feira.