AC/DC: locomotiva rock n roll arrasou em Alvalade (fotos + vídeo)

Redação João Carneiro da Silva

VIDEO: AC/DC no Estádio Alvalade XXI

Banda australiana mostrou toda a sua energia em palco numa gigantesca produção

A locomotiva dos AC/DC passou esta quarta-feira pelo Estádio de Alvalade XXI, em Lisboa, e mostrou todo o poder em palco de uma das mais conhecidas e bem sucedidas bandas de rock de todos os tempos.

Numa produção de dimensões a que os portugueses estão pouco habituados, a banda australiana trouxe a Portugal um verdadeiro circo rock 'n' roll, com um enorme palco de 78 metros de largura, vários ecrãs gigantes, um palco secundário no meio do estádio e efeitos pirotécnicos.

PUB

As cerca de duas horas de espectáculo arrancaram com um vídeo de introdução para «Rock 'n' Roll Train» até aparecer mesmo uma locomotiva e com ela os cinco «rapazes». Apesar de já terem passado a barreira dos 50, demonstraram toda a sua juventude. O vocalista Brian Johnson e o guitarrista Angus Young, declaradas figuras principais, correram quilómetros, fazendo inveja a muitos fãs com metade da sua idade.

Imagem de marca de Angus, para além da fatiota colegial, os chifres vermelhos iluminavam o topo do palco e as cabeças de milhares de fãs que pagaram para ter um par só deles. Acessório ideal para receber temas como «Hell Ain't A Bad Place To Be», «Hells Bells» ou «Highway To Hell».

«É bom estar de volta», exclamou Brian Johnson, 13 anos depois da primeira e última passagem dos AC/DC por Portugal. As saudades eram muitas e o público, que encheu o relvado e as bancadas, não fez cerimónias na hora de festejar em grande o regresso do conjunto australiano.

«Back In Black» foi o primeiro grande clássico saído da guitarra de Angus Young, eterno schoolboy que fez magia com a sua Gibson SG preta. «Thunderstruck», «You Shook Me All Night Long» e «T.N.T.» foram outros dos temas recebidos com entusiasmo logo aos primeiros acordes.

PUB

Com o seu rock 'n' roll despretensioso e em que a única preocupação é o divertimento em palco e na plateia, os AC/DC foram somando pontos a cada tema, nunca deixando os ânimos esfriarem. Se em «The Jack» a locomotiva abrandou à velocidade do blues, nem por isso perdeu potência - a música andou de mãos dadas com o entretenimento e as câmaras apontaram as suas lentes para as fãs femininas que cantavam o refrão «she's got the jack». Até deu para reconhecer uma «penetra», uma boneca insuflável, que certamente não terá pago bilhete.

Por esta altura, já Angus presenteara o público com um divertido strip tease (ficámos a saber que ele usa boxers dos AC/DC) antes de um dos momentos simbólicos da noite: o badalar do sino de «Hells Bells».

«T.N.T.» teve chamas a acompanhar o refrão cantado por todos com pontência e «Whole Lotta Rosie» trouxe uma enorme Rosie insuflável montada em cima da locomotiva. Antes do encore, Angus Young teve direito a uma verdadeira coroação. O guitarrista de 54 anos exibiu os seus dotes como solista, primeiro no palco secundário e mais tarde no principal, para gáudio dos fãs.

PUB

No regresso, «Highway To Hell» foi o tema mais cantado da noite por uma plateia que cruzou várias gerações. O final com «For Those About To Rock (We Salute You)» foi acompanhado de uma salva de tiros de canhão e fogo de artifício. Era o encerrar de uma noite memorável, que apenas ficou manchada pela ineficácia das torres de colunas em combater o delay sonoro.

Vê aqui as fotos do concerto:

Alinhamento:

1. Rock 'n' Roll Train

2. Hell Ain't A Bad Place To Be

3. Back In Black

4. Big Jack

5. Dirty Deeds Done Dirt Cheap

6. Shot Down In Flames

7. Thunderstruck

8. Black Ice

9. The Jack

10. Hells Bells

11. Shoot To Thrill

12. War Machine

PUB

13. Dog Eat Dog

14. Anything Goes

15. You Shook Me All Night Long

16. T.N.T.

17. Whole Lotta Rosie

18. Let There Be Rock

Encore

19. Highway To Hell

20. For Those About To Rock (We Salute You)

AC/DC no Estádio Alvalade XXI
AC/DC no Estádio Alvalade XXI
AC/DC no Estádio Alvalade XXI (foto de António Cotrim/LUSA)
AC/DC no Estádio Alvalade XXI (foto de António Cotrim/LUSA)
AC/DC no Estádio Alvalade XXI (foto de António Cotrim/LUSA)
AC/DC no Estádio Alvalade XXI (foto de António Cotrim/LUSA)
AC/DC actuam em Oslo
AC/DC actuam em Oslo
AC/DC actuam em Oslo
AC/DC actuam em Oslo
AC/DC actuam em Oslo
AC/DC actuam em Oslo
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS