logotipo tvi24

Tartaruga gigante descoberta no Vietname

É o quarto exemplar vivo da espécie Swinhoe de carapaça mole

Por: Redacção / AAS    |   2008-04-18 17:10

A tartaruga gigante Rafetus swinhoe é de uma espécie muito rara, que se acreditava estar já extinta, escreve o jornal italiano Corriere della Sera . Até agora só eram conhecidos três exemplares vivos desta tartaruga de carapaça mole. Mas, depois de anos de pesquisa, um grupo de biólogos encontrou um quarto exemplar no Vietname.

Trata-se de uma enorme descoberta do ponto de vista científico, porque se pensava que esta espécie de tartaruga estava extinta na natureza. «Para proteger o animal não quisemos revelar o local exacto onde foi encontrado», disse um dos investigadores, Tim McCormack, que identificou e fotografou a tartaruga.

Os três anos de pesquisa foram financiados pelo Jardim Zoológico de Cleveland Metroparks, nos Estados Unidos. As outras duas tartarugas da espécie encontram-se bem protegidas em jardins zoológicos da China, enquanto a terceira vive no Lago Hoan Kiem, no centro de Hanói.

Depois de atingir a idade adulta, esta tartaruga pode medir cerca de um metro, pesar até 136 quilos, e viver em média 100 anos. Estes animais eram, em tempos, caçados pela sua carne. Para além disso, a poluição e a redução do seu habitat natural também contribuíram para um desaparecimento quase total. Esta espécie é alvo de uma série de lendas entre a população do Vietname, sendo também um dos símbolos da independência do país.

«A descoberta representa uma possibilidade de a lenda continuar a viver», explicou Doug Hendrie, coordenador do programa para as tartarugas asiáticas.

De acordo com as tradições locais, o aparecimento da tartaruga gigante do lago de Hanói só acontece em ocasiões especiais. A lenda desta tartaruga remete ao século XV. Conta-se que o imperador Le Loi caçou os invasores chineses da dinastia Ming, com a ajuda de uma espada mágica que encontrou numa destas tartarugas enquanto navegava no Lago Hoan Kiem. O animal teria depois escondido a espada no fundo do lado, para o caso de haver uma nova invasão.

Partilhar
EM BAIXO: Tartaruga de carapaça mole (foto do site do Cleveland Metroparks Zoo)
Tartaruga de carapaça mole (foto do site do Cleveland Metroparks Zoo)

EM MANCHETE
Queda de muro em Braga mata três universitários
Estudantes eram todos caloiros. «Guerra de cursos» terá estado na origem do acidente
Execução orçamental: défice cai, mas despesa aumenta
Passos quer «fazer a função pública respirar»