Estranhamente... pode! Desde que tenha em conta que é um alimento muito calórico, claro. Ou seja, o chocolate não tem na
sua composição qualquer nutriente que possa ser prejudicial. Pelo contrário, um estudo realizado na Finlândia, publicado pela
revista New Scientist, revelou que os bebés cujas mães comem chocolate regularmente durante a gestação são mais tranquilos
do que aqueles que cujas mães o evitaram.
A composição do chocolate, ao promover a boa disposição da mãe, pode ser
responsável por estes resultados, mas também o facto de o bebé ter contacto com a sua composição química durante a vida intra-uterina.
Há ainda outro estudo que demonstrou outras vantagens: o chocolate preto pode ajudar a prevenir complicações da
gravidez como a pré-eclâmpsia.
Além disso, previne a anemia e promove um bom desenvolvimento do cérebro do bebé
pois estimula a produção de mielina, substância que rodeia e protege as células do cérebro e do sistema nervoso.
O
chocolate contém cafeína, mas de forma reduzida. De qualquer forma, esta substância estimulante pode ser consumida moderadamente
pelas grávidas, sem riscos. Até é benéfica nos casos de tensão arterial baixa e quebras de tensão frequentes.
Beber
um a dois cafés por dia não tem contra-indicações e pode ajudar. A cafeína, em quantidades moderadas, não tem efeitos prejudiciais
para o bebé. Mas em excesso pode acelerar o ritmo cardíaco e dar origem a problemas, por isso o seu consumo deve ser controlado.
Programação - Semana de 12 de Fevereiro a 18 de Fevereiro
SOS - Serviço de AlertaA perspectiva dos profissionais que respondem a situações de emergência, em Portugal.
Terreiro do PaçoO jornalista Henrique Garcia convida Alexandre Quintanilha e Hernâni Santos.
Take Off - Ordem para DescolarO fantástico mundo da aviação. Para o baptismo de voo, convidámos Mafalda Teixeira.