Uma cidade inteira, com cerca de 50 mil habitantes, ficou às escuras, este domingo, durante mais de seis horas. Tudo por causa de um macaco. O incidente aconteceu em Livingstone, na Zâmbia. 

O porta-voz da companhia elétrica da Zâmbia, a ZESCO, confirmou à imprensa local que o macaco tinha acidentalmente atingido as máquinas de alta tensão. E o mais incrível é que o animal sobreviveu. 

O macaco sobreviveu ao choque elétrico que teria morto um ser humano”, sublinhou Henry Kapata a BBC.

 

As linhas com as quais o macaco chocou são extremamente altas. Ele foi várias vezes eletrocutado, mas sobreviveu. É um animal, não podemos processá-lo, se fosse um humano, tê-lo-íamos processado."

A central elétrica está situada perto de Livingstone, no Sul do país, onde é normal os animais andarem livremente. A eletricidade foi restabelecida algumas horas depois.

De acordo com Henry Kapata, o animal foi entregue à Zambia Wildlife Authority e atualmente está na Unidade de Cuidados Intensivos.

No ano passado, aconteceu um incidente semelhante, um macaco caiu em cima de um transformador de eletricidade causando um apagão no Quénia. O macaco também sobreviveu.