O «Stand Up Paddleboard (SUP) Yoga» é a última tendência da antiga prática do controlo da respiração, de posturas corporais e de movimentos com a cabeça - desta vez numa prancha rodeada por água.

Especialistas e entusiastas do fitness dizem que estas aulas de ioga são boas para o equilíbrio, concentração e para quem prefere estar em espaços abertos do que em ginásios. 

«As pessoas dizem-me que é como andar sobre a água», disse Gillian Gibree, praticante de paddleboard e instrutora de ioga, que tem ensinado Paddleboard Yoga desde 2009.

A instrutora e nadadora-salvadora explicou à Reuters que os iniciados começam com uma demonstração de segurança em terra antes de irem para água, onde até mesmo as mais simples posturas de ioga podem assumir uma intensidade adicionada.

«Tudo é feito devagar porque leva muito mais tempo para manter o equilíbrio», explicou Gillian. A instrutora defende que é mais eficaz do que o ioga tradicional, porque é preciso trabalhar muito para se conseguir ficar em equilíbrio. «Trabalha-se muito o equilíbrio e a pessoa tem que encontrar o seu
drishti (olhar focado do ioga) na prancha», disse.

Como a prancha é instável, são exercidos diferentes grupos musculares, explicou Gillian, que já experimentou a prática em rios, baías e mesmo oceanos, embora normalmente ensine sobre água plana.

Gibree disse que os clientes vêm de lugares tão distantes como Canadá, Suíça, África do Sul e Nova Zelândia.

Jessica Matthews, fisiologista do exercício e instrutora de ioga, disse que a técnica de remo intrínseca ao SUP Ioga adiciona um componente superior à prática.

«Algumas coisas funcionam bem na prancha, mas alguns exercícios são feitos mais facilmente em terra», disse Jessica, observando que apesar de o paddleboard ioga não substituir uma prática de ginásio, pode complementá-la.

As aulas de paddleboard yoga de Matthews começam com um aquecimento, respiração e exercícios de estabilidade em terra, tal como as aulas regulares de ioga. Uma vez na água, a instrutora explora mais as posturas básicas.

«A beleza do SUP ioga é que pode ser feita em qualquer pedaço de água», disse Matthews, que ultimamente tem visto aulas a aparecerem em piscinas cobertas.

A instrutora contou que a pergunta mais comum que recebe é se a pessoa vai ficar molhada. «Normalmente, não se molham. A menos que caiam», respondeu.