Os chineses construíram uma réplica de Paris nos arredores da cidade de Hangzhou, no leste da china. Tem uma torre Eiffel, um arco do triunfo e arquitectura tal como na cidade da luz.

No entanto, projectada para albergar 100 mil pessoas, atualmente apenas conta com 20 mil habitantes, o que faz desta cópia, uma cidade fantasma.

À primeira vista, paris, mas ao entrar nas ruas que circundam a torre Eiffel, algo de estranho chama a atenção. Como se não fosse proibido, aqui há estendais nas varandas dos apartamentos chiques. O que não impede os moradores de se sentirem parisienses.

Não basta uma torre Eiffel com 108 metros de altura, um terço da genuína, nem um arco inspirado no do triunfo. Situada no leste da China, nos arredores da turística cidade de Hangzhou, a réplica da capital francesa ergue-se a mais de 9 mil quilómetros da original.

Projectada para atrair os novos ricos chineses, Tianducheng deveria albergar 100 mil pessoas. Porém, como muitos outros empreendimentos megalómanos, tornou-se uma cidade fantasma, com não mais do que 20 mil habitantes.