Os supermercados franceses vão comercializar biscoitos salgados, chocolates e bolachas feitos com insetos em pó, a partir de 2014.

Esta insólita linha é da marca Micronutris, que apostou recentemente na comercialização de produtos confeccionados a base de insetos comestíveis.

A divulgação destes produtos começara nos supermercados Carrefour da cidade de Toulouse, no sul de França, onde está sedeada a empresa Micronutris.

De acordo com as declarações da porta-voz do grupo à BBC Brasil, o objetivo é observar a reação dos consumidores face a este tipo de produto e perceber se a comercialização de insetos será ou não, bem recebida.

O proprietário da Micronutris, Cédric Auriol revelou alguns dos segredos da confecção dos produtos,garantindo que os insectos eram criados em França e alimentados somente com frutas,legumes e farinha de trigo.

Por sua vez, a Auchan, outra grande rede de supermercados franceses está a promover uma campanha de degustação de insetos comestíveis nas suas lojas.

A empresa Crickeat que fornece os produtos a Auchan contou ter conseguido vender mais de 250 embalagens em apenas um dia de degustação numa única loja. Como a Micronutris, a Crickeat especializou-se na venda de biscoitos aperitivos de insetos, tais como grilos com curry ou bichos da seda com cebola.

A empresa Crickeat iniciou em novembro a sua campanha de degustações em um supermercado Auchan na cidade de Montpellier, no sul de França para que o supermercado aposte na comercialização do produto já no próximo ano.

Acredita-se que dois mil milhões de pessoas já integraram os insetos na sua alimentação, de acordo com um relatório das Nações Unidas. Os especialistas realçam também eles as qualidades nutricionais dos insetos, que pode ser uma alternativa para quem deseja ter uma alimentação mais equilibrada.