As autoridades locais de Portland, nos Estados Unidos, estão a vender uma ponte de aço com 1100 metros de comprimento, a quem tiver um lugar onde a colocar, noticia a Reuters. No anúncio de venda refere-se que a ponte Sellwood vem com uma estrada pavimentada, passeios e grades, mas sem nenhuma das vigas de suporte que atualmente a seguram acima do rio Willamette.

O porta-voz do condado de Multnomah, Mike Pullen, avisa que os potenciais compradores têm de comprovar que possuem um local onde colocar a ponte, dinheiro para a transportar e um plano para a mudar de local sem que a tinta de chumbo contamine o ambiente. Pullen acrescenta que o condado está disposto a vender a ponte por menos do que poderia ganhar na reciclagem da estrutura de aço, se o comprador a mantiver intacta.

As equipas de construção moveram a ponte 18 metros para dar lugar à substituta que deverá estar concluída até 2016. Esse deslocamento da estrutura em 18 metros custou cerca de um milhão de dólares (745.542 euros) e, por isso, qualquer comprador pode e deve esperar um preço muito mais elevado para a mudarem de lugar, referiu Pullen.

Se nenhuma proposta for aceite até dia 12 de setembro, o condado planeia desmontar a ponte e reciclar a maior parte das peças.