Os investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que estudam a forma como o cérebro e a língua se articulam quando tentamos dizer trava-línguas, encontraram um conjunto de palavras muito difíceis de repetir e acreditam estar perante o trava-línguas mais difícil do mundo.

Os voluntários que participaram no estudo tiveram grande dificuldade em repetir dez vezes seguidas as palavras inglesas «pad kid poured curd pulled cod». Alguns não conseguiam articular corretamente as palavras e simplesmente bloqueavam.

«Se alguém conseguir repetir esta frase dez vezes seguidas, ganha um prémio», brincou a psicóloga Stefanie Shattuck-Hufnagel, do MIT, citada pela Globo.

Ao analisar as gravações dos inquiridos, os cientistas perceberam que nem sempre as pessoas trocam letras ou sílabas. Por vezes, o problema vem da existência de sons que exigem movimentos seguidos da língua que não são habitualmente utilizados.

A equipa notou também que foi muito frequente a pronúncia de consoantes intermediárias que se confundiam.

O estudo de trava-línguas poderá demonstrar que o cérebro realmente assimila de forma diferente como vai dizer determinadas palavras. Acredita-se que se as palavras estiverem inseridas numa frase bem construída, elas vão ser processadas de uma maneira diferente de que aquelas que constam apenas numa lista de palavras sem sentido.