Uma nova moda está a emergir num dos mais visitados monumentos do mundo e as autoridades do país estão a tentar a todo o custo acabar com ela. É que os turistas que visitam Machu Picchu, considerado um local sagrado para os incas, estão a fazer tudo para conseguirem uma fotografia ou um vídeo no local completamente nus.

A moda parece ter começado com um vídeo que o Ministério da Cultura peruano garante ser de 2013 e que mostra um casal de turistas a correr todos nus por um trilho inca, enquanto fugiam da polícia. As imagens correram mundo no mês passado, depois do jornal peruano «El Comercio» as ter divulgado. Desde então, tornaram-se virais.



O vídeo já foi visionado por milhares de pessoas, mas não é exemplar único. As autoridades aumentaram a vigilância para tentar por fim a estas situações e estão a pedir a ajuda de outros turistas mais conscenciosos, diz a AFP. Mesmo assim, várias fotografias têm surgido no Facebook ou em blogs.

Exemplo disso é a imagem que o israelita Amichay Rab postou no blog «My Naked Trip», nas ruinas incas. O blog inclui aliás várias imagens do israelita noutros locais icónicos da América Latina. À semelhança do que acontece, aliás, com outros turistas, noutros locais do planeta.



No Facebook, há uma página chamada «Naked at Monuments», que também mostra fotografias de turistas nus um pouco por todo o mundo. Claro que também há lá uma imagem de um homem nu em Machu Picchu.