Um automóvel sem condutor nem passageiros percorreu, esta quarta-feira, cerca de 100 metros no centro de Oliveira de Azeméis até parar no chafariz da praça Luís de Camões, parcialmente submerso na água.

O carro encontrava-se estacionado em dupla fila na avenida Doutor Albino dos Reis e, como o condutor não acionou devidamente o travão de mão antes de se ausentar, começou a descer a artéria, que tem uma acentuada inclinação.

O automóvel acabou por galgar o jardim da rotunda da praça Luís de Camões até ficar imobilizado no interior do chafariz, submerso até à altura das rodas.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis explicou à Lusa que a situação ocorreu porque «o proprietário do carro esqueceu-se de travar o carro enquanto foi ao quiosque da esquina comprar umas raspadinhas». O homem em causa «ainda viu o carro a começar a descer», mas já não teve forma de se aproximar para o parar.

Considerando que a avenida Doutor Albino dos Reis é de sentido único e tem zonas de estacionamento de ambos os lados, o comandante Paulo Vitória realça que «foi uma sorte o veículo ter descido a rua toda sem bater em carro nenhum» e sem atropelar qualquer pessoa numa passadeira «que costuma ser muito movimentada».