O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, está a ser atacado pela opinião pública do país, depois de ter aparecido num vídeo, registado num bar de Sidney, a beber uma cerveja de penalti. Tony Abbott demorou seis segundos a beber uma cerveja, enquanto jovens o incentivam com gritos.

As imagens foram gravadas na última noite e colocadas no YouTube minutos depois. Em poucas horas, foram vistas por milhares de pessoas.

«Bebeu o copo do princípio ao fim e deixou algumas gotas caírem na camisa», contou Simon Carrodus, treinador da equipa de futebol da University of Technology, à revista «Women's Weekly».

De acordo com o treinador, a equipa estava a festejar uma vitória num bar de Sydney, quando se depararam com o primeiro-ministro e convidaram-no para se juntar aos festejos.



Abbott, que em janeiro alertou para os perigos do consumo excessivo de álcool, já tinha sido alvo de críticas em 2010 por beber uma «Shandy», bebida metade limonada metade cerveja.

O vídeo provocou comparações com Bob Hawke, que foi primeiro-ministro australiano entre 1983 e 1991 e era conhecido por beber muito rápido. Chegou a consumir uma caneca inteira de cerveja em apenas 11 segundos, em 2012, quando tinha 82 anos, durante um jogo de críquete.