O mundo perdeu um dos melhores atletas caninos de sempre. Tillman, um buldogue inglês que chegou a deter o recorde do Guinness Book como o cão mais rápido a andar de skate, morreu, terça-feira, aos 10 anos.

Ron Davis, o dono do animal anunciou, esta quinta-feira, que a causa da morte de Tillman terá sido um ataque cardíaco. Há vários anos que era sabido que o animal sofria de problemas de coração.

Ron Davis ainda tentou a levar o cão ao veterinário e ressuscitá-lo, mas todas as tentativas foram em vão.
 

“Ele era o meu melhor amigo, o meu irmão e a minha sombra e, quando era hora do espetáculo, era maravilhoso. Ele fez milhões e milhões de pessoas de todo o mundo sorrirem. Era uma inspiração para muitas pessoas”, disse o dono, em entrevista à Reuters.


Para além de skateboard, Tillman tinha outras paixões, como o surf, tendo participado recentemente no Campeonato Surf City Surf Dog, na Califórnia. Para além disso, o cão praticava snowboard e gostava de juntar-se ao dono quando este guiava um veículo todo o terreno.

Tillman atingiu o estrelato e conquistou uma legião de fãs depois de um vídeo publicado no YouTube, que já tem mais de 20 milhões de visualizações, onde surge a andar de skate.




Em 2009, Tillman conseguiu o recorde do Guinness, depois de percorrer 100 metros de skate, em apenas 19.678 segundos. Em 2013, um cão, chamado Jumpy, bateu a marca, demorando apenas 19.65 segundos. Este ano, o buldogue inglês ainda tentou recuperar o título, mas foi demasiado lento.