A cidade chinesa de Chongqing criou pistas exclusivas para peões que circulem enquanto enviam SMS. A intenção das pistas é ajudar todos os peões a circular com segurança, incluindo os que não enviam SMS enquanto andam, e não promover o envio de mensagens, asseguram as autoridades.

«Há muitos idosos e crianças a circular nas ruas e circular enquanto se enviam SMS pode provocar encontrões desnecessários», sublinha Nong Cheng, responsável pela pista.





O passeio específico é anunciado, de acordo com o site «ITV News», com cartazes que alertam para o «primeiro passeio para telemóvel da China», com explicações sobre o bom uso do mesmo. Entre os avisos, está um muito especial: «circular nesta pista está por sua conta e risco».

A ideia terá sido inspirada num projeto similar em Washington, criado especificamente para uma experiência da «National Geographic».





Mas os perigos associados ao uso de dispositivos móveis enquanto se caminha são vários e o número de pessoas feridas por causa disso mesmo tem aumentado de ano para ano.

Em 2012 a cadeia ABC alertava para o aumento nos números de casos de ferimentos causados por este hábito. As pessoas abstraem-se de tudo, concentram-se nos aparelhos e não reparam nos perigos à sua volta. Caem na rua, na estrada, nas linhas férreas, vão contra paredes e nem se apercebem.



Em Filadelfia também foi inaugurada uma zona pedestre para uso de telemóveis em abril de 2012. Segundo a cadeia NBC esta foi a primeira via criada para este efeito. «A E-Lane é uma opção segura e conveniente para os peões distraídos não perturbarem os restantes cidadãos», disse Nutter, presidente da Câmara de Filadelfia.