A coincidência de datas entre a sexta-feira e o dia 13 do mês mexe com muita gente. Uns acham graça e até festejam a coincidência. Outros nem por isso e, se pudessem, saltavam este dia do calendário. O certo é que o número 13 está associado a uma série de mitos, lendas, curiosidades e superstições. A associação da data com uma sexta-feira tem uma carga ainda maior.

 
Mostramos-lhe 13 curiosidades sobre a sexta-feira 13 que muito provavelmente desconhecia.
 

1 – O medo da sexta-feira 13 está cientificamente provado e tem um nome: Parascavedecatriafobia. O Instituto da Fobia de Ashville, na Carolina do Norte, Estados Unidos, estima que entre 17 e 21 milhões de norte-americanos sofram desta doença, que também é conhecida por Frigatriscaidecafobia. Isto equivale a duas vezes a população de Portugal.

Muitas destas pessoas não saem de casa quando a sexta-feira coincide com o dia 13 do mês, com medo que algo de mal lhes aconteça.

E há até quem sofra de um medo incontrolável apenas do número 13. Isso também está estudado cientificamente e chama-se triskaidekaphofia.

2 – A fobia das sextas-feiras 13 atinge pessoas de todas as raças, culturas e estratos sociais. Há até famosos que sofrem da doença. O cantor brasileiro Roberto Carlos pode ser considerado um exemplo: ele tem tanto medo dos maus agouros que às sextas-feiras 13 simplesmente não trabalha. Pelo sim, pelo não, tira folga nos outros dias 13 do ano.



3 – Sobretudo no Japão, mas também noutros países da Ásia, o número 13 não existe nos prédios. Os números dos elevadores dos prédios mais altos, por exemplo, saltam do 12 para o 14.

4 – Todos os meses começados a um domingo, vão ter uma sexta-feira 13. Se bem se lembra, este fevereiro começou a um domingo. Há pelo menos uma sexta-feira 13 por ano, mas 2015 vai ser pródigo nestas coincidências: haverá três sextas-feiras 13 – hoje, já daqui a um mês e em novembro. 5 – As sextas-feiras 13 são pródigas em acontecimentos trágicos. O grande dilúvio, relatado no livro dos Génesis, terá começado precisamente numa sexta-feira 13. Só Noé, instruído por Deus a construir uma arca que pudesse albergar um casal de cada espécie existente na Terra escapou.

6 – A queda do avião que levava a equipa uruguaia de rúgbi nos Andes foi numa sexta-feira 13, em 1972. O acidente deu origem ao filme «Alive», de Frank Marshall.



  7 – O maior incêndio da história da Austrália, onde todos os anos ardem quilómetros e quilómetros de floresta, deflagrou a uma sexta-feira 13. Foi em 1939. Mais de 20 mil quilómetros quadrados de floresta arderam e 71 pessoas perderam a vida.

8 – Há uma maior incidência de acidentes de viação nas sextas-feiras 13. Uma seguradora britânica aponta para um acréscimo de acidentes nestes dias na ordem dos… 13%.



9 – O rei Felipe IV de França sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja no país. Para contornar a situação, tentou entrar na ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que gozava de grande prestígio. Mas o pedido foi declinado. Enfurecido, terá ordenado a perseguição dos templários. Os que foram encontrados foram presos, excomungados e até queimados na fogueira. Foi numa sexta-feira, a 13 de outubro de 1307.

10 – Uma das explicações para a «maldição da sexta-feira 13» prende-se com a mitologia nórdica e tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes da conversão, eram politeístas e muito devotos de Friga, deusa do amor e da beleza. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa. Todas as sextas-feiras, Friga terá passado a reunir-se com 11 feiticeiras e com o Diabo, rogando pragas contra os homens.

11 - Outra história da mitologia nórdica procura explicar a polémica em torno da sexta-feira 13. Num grande banquete, o deus Odin terá reunido outras 11 importantes divindades. Ofendido por não ter sido convidado, Loki, o deus da discórdia e do fogo, foi ao encontro e promoveu uma enorme confusão que resultou na morte de Balder. Esta é uma das lendas que explica o mito de que um encontro com 13 pessoas a uma mesa termina sempre mal.

12 – O número 13 e a sexta-feira são de má memória para os cristãos. Cristo foi morto numa sexta-feira e eram 13 os elementos à mesa na última ceia. Jesus terá sido traído precisamente pelo 13º elemento, Judas, que o denunciou.



13 – Há também quem goste do número 13 e da sexta-feira 13. Em Portugal, em Montalegre, as «bruxas» encontram-se neste dia, para «assustar» as centenas de pessoas esperadas para a recriação de uma tradição do concelho. 

Nos Estados Unidos, onde vimos que tanta gente teme a sexta-feira 13, há também um enorme apreço pelo número 13, já que eram 13 os estados que inicialmente constituíam a Federação norte americana.

 
Pelo sim, pelo não, vamos lá a uma 14ª curiosidade sobre as sextas-feiras 13. Por cá, não acreditamos nas bruxas, mas…

Sabia que muitos líderes mundiais e artistas tiveram a «sorte» de nascer neste dia? Fidel Castro,Thomas Jefferson (presidente dos Estados Unidos), Margaret Tatcher (Ex-primeira ministra da Inglaterra), assim como Stevie Wonder (cantor) e Gary Casparov (campeão xadrez), são apenas alguns exemplos.